9 de set. de 2010

Grampada ou Crochê de Grampo

Bom dia, pessoal... hoje venho para falar um pouquinho de grampada ou crochê de grampo para quem preferir. Meu aprendizado no crochê começou por ai... estranho dizer que aprendi crochê através da grampada, mas é a mais pura realidade, através dela é que me empolguei para o crochê.
Sempre amei crochê, sabia fazer a correntinha, o ponto alto, o ponto baixo e o baixíssimo, mas quando juntava tudo, era um horror, todo torto, começava com 40 pontos e terminava com 10 ou com 200... hehehehe.
Costumo brincar que artesanato é feito de 10% dom, 50% criatividade e 40% bom gosto. E comecei na grampada com os 50%... em pleno domingo a tarde, daqueles domingos bem sem graça, que não se tem nada para fazer... eu queria fazer alguma coisa, não agüentava mais ficar parada... só que em pleno domingo a tarde a gente não encontra nada aberto para comprar nada, quem dirá, uma agulha de grampada...
E como fazer grampada sem uma agulha de grampada? Eu respondo: "Com 2 agulhas de tricô e 2 pedacinhos de isopor". Isso mesmo, essa foi a minha primeira agulha de grampada... eu sabia que a grampada era feita em uma agulha que parecia um U (minha vizinha tem uma assim) e que era necessário duas hastes paralelas para se fazer a grampada, então peguei 2 pedaços de isopor e passei as agulhas de tricô por eles... foi a minha primeira agulha de grampada, e para quem acha isso não deu certo, fiz essa blusa verde com ela, além de 2 mantas que dei de presente e uma blusa preta, igual a verde, mas já dei a blusa preta e as 2 mantas de presente, só restou essa blusa verde para contar a história.
Para quem quiser aprender crochê de grampo pode ver o PAP que tem no blog da Luluzinha: http://lubarin.blogspot.com/2007/07/passo-passo-da-grampada.html, foi lá que aprendi a fazer grampada e copiei a blusa verde.

Abaixo algumas bolsas que fiz, mas agora com agulha de grampada mesmo, ganhei uma de presente da minha mãe.

Ecobag by LeLia Artesanatos
Toda feita em cordão nº 8, aguenta muuuiiito peso.

Versão preta, encomenda de uma amiga
Bolsinha de festa com forro em Cetim.

Um comentário:

  1. Olá Lelia, estava passando por alguns blogs e vi o seu: Lindo! Adorei a blusinha de crochê de grampo, inclusive estou tentando fazer uma! Parabéns!

    ResponderExcluir